Dinheiro: Onde investir em 2009

Sophia Camargo
2009 será o ano da renda fixa. Depois de tantos sustos em 2008, nenhum analista quer correr risco com dinheiro dos outros. Ainda que arrisquem dizer em quantos pontos a Bolsa deverá encerrar o ano ou quanto valerá o dólar em dezembro, tudo está permeado de incerteza.

Com um cenário como esse, quem tem peito para afirmar: compre dólar ou aplique muito dinheiro nem ações? Diante desse cenário, o único investimento que ainda garante alguma rentabilidade positiva é mesmo a renda fixa.


A partir daí, as opções são as de sempre: poupança, CDBs, Tesouro Direto, fundos. Onde aplicar, vai depender da quantidade de dinheiro que o investidor tem para negociar taxas de administração menores (no caso dos fundos) ou rentabilidades maiores (no caso dos CDBs).

A poupança é mais indicada para as pessoas que têm menos de R$ 20 mil para investir e não conseguem aplicar em fundos de investimento com taxas de administração inferiores a 1% ao ano e também não conseguem negociar uma remuneração mais atraente para o CDB. Outra vantagem é que a poupança é isenta de Imposto de Renda.

Os analistas concordam que os fundos DI ou de renda fixa não devem ter uma alta taxa de administração, pois dessa forma, junto com o Imposto de Renda, a rentabilidade acaba se equiparando à da poupança. Uma taxa aceitável é de até 1% ao ano.

Para escolher os CDBs, o analista Marco Antonio Gazel, sócio da SM2 Investimentos, recomenda negociar com os bancos uma rentabilidade de pelo menos 95% do CDI.

Quem optar pelo Tesouro Direto, deve ter como cenário um menor crescimento do PIB, com taxa de inflação em queda e juros decrescentes. Com isso, a recomendação dos analistas tende para os títulos prefixados.

A seguir, acompanhe as orientações de três especialistas em investimentos sobre onde investir seu dinheiro em 2009.

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*